sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um Mundo de contradições

Este post vai ser atípico. É uma reação a notícias recentes do Mundo em que vivemos. Um Mundo para qualquer pessoa de boa vontade enlouquecer de vez...
 
A França, aquele país de onde veio a declaração universal dos direitos do homem, está a expulsar Ciganos pelo segundo dia consecutivo. Não importam as razões por trás de tal decisão. Se começarmos a tentar justificar tais atos, voltaremos rapidamente a períodos sombrios da humanidade, no século passado. E a hipocrisia a este nível me dá náuseas.
 
E eu (nós) por aqui, pedindo por mais coerência... assustador não é?
 
Mas é isso. É o Mundo onde vivemos. Enquanto lá fora o Mundo late palavras de ordem encharcadas de intolerância e ignorância, o meu filho de 9 anos me mostrou ontem o dever de casa de fluência dele.
 
O exercício era simples. Ele tinha que completar umas frases, com base em uma premissa fixada de antemão. A parte que ele completou está em verde (cor da esperança):
 
Se você tivesse um capacete que lhe desse poderes especiais, você transformaria:
  • uma pedra em um golfinho, porque eu adoro animais
  • uma árvore em um marciano, porque eu adoro Marte.
  • uma bicicleta em uma motocicleta, porque aí eu posso andar de moto
  • uma banheira em um sofá, porque ele é fofinho
  • uma cadeira em uma mesa, porque aí eu posso comer
  • um poste em um coração, porque aí eu posso amar.
Se isto for representativo da próxima geração então eu posso ficar em paz. Afinal há vida e esperança...
 
PS: Eu lhe perguntei porquê transformar um poste em coração. Ele me explicou que o coração ilumina as pessoas da mesma forma que o poste ilumina as ruas. E eu respirei fundo num esforço para engolir as lágrimas.

2 comentários: