segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Duas histórias parecidas, duas decisões por caminhos diferentes

Dizem que coincidência não existe. Mas por uma dessas coisas que não existem, tive a oportunidade, no espaço de 24 horas, de conhecer duas pessoas que estão a lidar com o mesmo problema e encontraram soluções opostas para resolvê-lo.

  • Situação A: Fernanda trabalha em uma empresa de limpeza de escritórios. Há um grande índice de atrasos e faltas na empresa. Ela vai resolver a questão sem mais conversas com o pessoal, descontando do salário os minutos não trabalhados, ainda que seus empregados sempre tenham uma razão para explicar tais ausências.

  • Situação B: João trabalha em uma instituição de educação técnica profissionalizante. Há um grande índice de atrasos e faltas na empresa. Ele vai resolver a questão implantando o café da manhã. Uma simples oferta de um copo de café com leite e um pão com manteiga, para quem chegar até os cinco minutos do horário de entrada. Depois disso, acabou café, não importa que explicações tragam seus empregados para os atrasos.
É difícil perceber quem vai ter melhores resultados na produtividade dos empregados? Quem vai ter o pessoal chegando 15 minutos antes do horário? Quem vai ser respeitado ou quem vai ter as ordens acatadas apenas por medo? Quem vai ter uma equipe que "veste a camisa" da empresa e gosta do local de trabalho?

Um comentário:

  1. Aposto todas as minhas fichas na opção B. E aproveito para agradecer seus elogios no meu post sobre a moka. :)

    ResponderExcluir