sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Profetas do novo Mundo

Ontem fui a uma palestra motivacional. E foi uma experiência interessante. Interessante é uma forma educada de dizer ridícula. Não tenho sorte, por que sei que existem bons profissionais nessa área. O palestrante era um profissional famoso, com “mais de quatro mil palestras em milhares de empresas com perfis bem diferentes”. A palestra dele durou cerca de duas horas e, em minha opinião, foi um show de stand-up comedy entrecortado por algumas mensagens de teor profissional sobre gestão de pessoas e envolvimento dos empregados. Para mim, o show se resume a diversas piadas sexistas e escatológicas – contei umas vinte piadas, todas desfavorecendo a mulher, e passou uns 30 minutos fazendo rir todo o mundo falando de fezes – tudo regado aqui e ali por citações da bíblia. A minha preferida foi quando ele disse que se dependesse dele, ele colocaria todos os ateus num avião e mandava explodir os motores para ver quem é mesmo ateu. Achei que era um pensamento pouco caridoso para quem acredita em um deus misericordioso, mas enfim.

E foi constrangedor ver que todo o mundo riu e saiu feliz de lá. Houve até quem gravasse a palestra para poder partilhar. Poucas pessoas tiveram a mesma opinião que eu sobre o evento. Não vou citar aqui o nome do senhor, pois o objetivo deste texto não é acabar com a vida profissional do dito palestrante. Afinal de contas, não tenho absolutamente nada contra ele nem lhe quero mal nenhum. Whatever rocks your boat! Apesar de tudo, se ele tem trabalho é porque alguém paga, não é? Quem sou eu para julgar.

O objetivo deste artigo é comentar sobre como essa situação me fez pensar no quanto os profissionais – eu me incluo nesse grupo – são ávidos de liderança, de direcionamento, de pessoas que nos inspirem a nos tornarmos melhores, profissional e pessoalmente. E eu já vi coisas fantásticas na Internet, inovadoras, entusiasmantes, transbordando conhecimento com aplicação pratica no nosso dia-a-dia. Estou a falar de pessoas que têm um discurso coerente e consistente, com aplicação no mundo profissional. Pessoas que fazem pessoas crescer realmente.

Infelizmente, temos dificuldade de separar o joio do trigo. Pelo meio aparecem muitos charlatães que vendem vento. Autênticos profetas do nada, com discursos vazios, frases feitas, conceitos simplistas e citações da bíblia, que arrogantemente se posicionam como portadores da ultima verdade em como motivar pessoas. O que aconteceu ontem foi um excelente exemplo. Ninguém saiu da palestra mais motivada para fazer o seu trabalho, ninguém aprendeu algum conceito novo que desse outra perspectiva de futuro profissional, ninguém ficou mais esclarecido sobre o que a empresa espera dele ou dela, ninguém saiu da palestra mais engajado. No melhor dos casos, a maioria saiu de lá mais leve porque tinha rido durante um par de horas. Para isso a empresa poderia ter pagado uma sessão de verdadeiro stand-up comedy ou até de cinema. Teria saído provavelmente mais barato e o efeito teria sido o mesmo.

Isto tudo me fez lembrar de uns vídeos geniais. Este...


E este...

Nenhum comentário:

Postar um comentário