quarta-feira, 16 de junho de 2010

A ética dos banheiros dos aviões

Aceito o desafio que o blogueiro de Para um mundo melhor fez aqui... e faço aqui minha sugestão: vamos aplicar em nossas vidas a ética dos banheiros de aviões.

Explico: nestes locais, perto da pia, há sempre um aviso que diz mais ou menos assim "como gentileza com o próximo passageiro, por favor deixe a pia seca. Você pode usar o papel que enxugou suas mãos para isso".
É simples. Enxuga-se a mão e antes de colocar o papel toalha no lixo, dá uma passadinha na pia que você mesmo molhou. Pronto, a pia está limpa, você não gastou mais do que 10 segundos e o próximo passageiro terá uma impressão agradável ao entrar.

O problema é que as pessoas sequer têm aceito o desafio no banheiro do avião, onde há um lembrete. Imagine fora dele. Quando eu estava escrevendo esse texto, fizeram a cômica ponderação de que talvez alguns obedeçam nos aviões e não em terra firme porque um passageiro nervoso por encontrar o banheiro sujo é menos perigoso quando não está no ar.

Certa vez uma colega reclamou do banheiro no escritório em que trabalhávamos, que estava sempe uma bagunça. Eu tentei usar com ela a lógica do banheiro do avião e sugeri: se cada um deixar como encontra, resolve-se o problema. E ela: acontece que está sempre sujo, vai ficar cada vez mais sujo.

Não, não iria. Pelo simples fato de que havia uma pessoa encarregada da limpeza. Logo cedo, antes de todos chegarem, ela deixava os banheiros limpos. E depois repetia isso algumas vezes ao longo do dia. Mas a primeira pessoa que usava já não deixava como encontrou e a segunda piorava a situação e quando a primeira pessoa iria usar novamente, depois de cinco terem passado por lá, estava insuportável.

O fato é que as pessoas não pensam como pequenas atitudes podem se reverter em seu próprio favor e em um ambiente mais agradável, seja em casa, no trabalho ou no avião. Quando alguém sai de um emprego, por exemplo, seja por vontade própria ou não, o mais correto seria deixar as gavetas e a mesa de trabalho vazias. Devolve-se ao almoxarifado o que for insumo de escritório, joga-se no lixo o que não vai ser entregue aos demais colegas e leva-se para casa o que for pessoal. Mas quantas pessoas não deixam "heranças para ninguém" em suas ex-gavetas de escritório? Então, o novo empregado que ocupa aquela mesa (pode até não ser o mesmo cargo), acaba deixando os itens lá por meses, na dúvida sobre se a pessoa esqueceu e vai voltar para pegar ou se aquilo ainda vai ter alguma utilidade para a empresa.

Que tal se encarássemos a Terra como sendo uma aeronave? Afinal, estamos todos nessa mesma viagem, não? Então, por que não ser gentil com o próximo e deixar um ambiente agradável por onde passar? Com certeza, se todos fizerem isso, quando você voltar lá, vai estar agradável ainda.

Um comentário:

  1. subscrevo!! Quem me dera que toda a gente estivesse disposta a colocar a primeira pedra para construir algo positivo, ao invés de atirar a primeira pedra a torto e a direito...

    ResponderExcluir