quinta-feira, 24 de junho de 2010

A arrogância dos poderosos...

Desde que cheguei ao Brasil quantas vezes eu ouvi pessoas me dizerem “veio da Europa para o Brasil?? Porquê?? Como se eu fosse o ultimo dos lunáticos na terra. Eduardo Castro, um amigo meu (brasileiro), recém imigrado para Moçambique, comentou essa baixa auto-estima do brasileiro no seu blog. Não vou me estender sobre essa tese com a qual concordo em gênero e grau. Quem é brasileiro não se dá conta como muitas vezes descreve o seu país como se fosse o pior lugar do mundo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Felizmente, como disse o Eduardo, essa visão está a mudar muito. O desenvolvimento do Brasil em todos os aspectos tem mudado a visão do estrangeiro sobre o país, assim como a auto-estima do cidadão nacional. E ainda bem. Já era mais que tempo. O Brasil tem se tornado na nova Meca. Os olhos do mundo estão virados para aqui há quase uma década. E isso pode ser positivo ou negativo, dependendo de como for encarado.

A minha esperança é que os brasileiros não se tornem arrogantes como todos os poderosos uma vez se tornaram. Há séculos atrás Portugal e Espanha dividiram o mundo e "descobriram" as Américas, a Inglaterra "criou" o novo mundo, a China construiu muralhas, os Estados Unidos foram para o Vietnam e Iraque. Enfim. E sabemos como a história é sempre escrita pelos vencedores e poderosos. O que muitos não parecem sequer imaginar é como se sentem os vencidos e os fracos. Menos o Brasil.

O Brasil sabe o que é ser um pais do 3º ou mesmo 4º mundo. E agora que, mais que nunca, tem todas as portas abertas para sair desse 3º ou 4º mundo, espero singelamente 2 ou 3 coisinhas:
  • Que consiga levar a maioria dos brasileiros nessa evolução: melhor nivel de vida para a maioria e não para a minoria que, afinal de contas, sempre teve a dita qualidade de vida
  • Que não esqueça a sua origem e não se deixe contagiar precisamente pela arrogância dos acima citados vencedores e poderosos.
  • Que assuma o seu papel de lider poderoso com toda a responsabilidade característica desse papel. Como disse a Tia May no Homem Aranha 1, "com grande poder vêm grande responsabilidade"! É como me disseram uma vez, não dá para ser uma cidade, uma empresa, um país justo e sustentável, num Mundo que não o é.
E também é só uma questão de bom senso. A história mostra claramente que o mundo evolui por ciclos. Todos esses países foram odiados pelo resto do mundo e sofreram fases intensas de declínio civilizacional. Como dizem os americanos "what goes around, comes around" ou "quanto mais alto o coqueiro, maior é o tombo" ;)

Como eu me sentiria/sinto feliz e orgulhoso por presenciar/participar/contribuir para o país que pode liderar a maior revolução civilizacional dos ultimos milênios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário