quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O desafio do consumo consciente


Será que recusar sacola de plástico vai virar moda? Ontem encontrei um caixa de supermercado indignado porque 3 clientes sucessivos, entre os quais eu estava, recusaram sacolas de plástico. Isso fez-me pensar na questão abrangente do consumo consciente, o que isso envolve, que impactos existem, como agir etc, etc.
Existem tantas vertentes de consumo consciente: comércio justo, comércio local, produtos orgânicos e naturais, não-desperdício, etc. De todos os conceitos que vi por aí talvez pudéssemos resumir o consumo consciente a aquele que faz uma análise mais abrangente da cadeia de valores impactada pela compra. Por exemplo, quando vou comprar um quilo de açúcar, não me limito em avaliar o preço e qualidade do produto. Também verifico o fabricante, de onde vem, se tem algum selo que certifica a origem e método de produção, se é natural, se a embalagem é nociva para o meio ambiente, se vou conseguir consumir tudo antes da data limite de consumo, etc.
Pois é, exige um pouco mais de atenção e educação da nossa parte, e às vezes também mais dinheiro. Infelizmente, até o consumo consciente se democratizar, alguns pagarão um preço mais caro, pela simples lógica da economia de escala. O que não quer dizer que alguns fornecedores não se aproveitem também um pouco, nesse meio tempo. Mas se eu posso ser um incentivador do movimento, os 30 ou 50 centavos que vou pagar a mais no quilo de açúcar valem bem a pena, se como isso consigo garantir que o produtor vai ganhar a sua parte justamente, que não vai haver trabalho infantil ou forçado pelo meio, e assim em seguida.
Eu acredito muito no poder do consumidor. A sociedade moderna inteira está construída à volta do consumo. Sendo assim, se ele for informado, não tenho duvida nenhuma que fará a escolha correta quando chegado o momento. Eu mesmo mudei certos padrões da minha vida por influencia direta de terceiros, alguns mais próximos como o filho (bom trabalho da escola em geral), outros mais afastados como amigos ou colegas de trabalho. Deixei de colocar gasolina em carros flex mesmo quando era financeiramente mais interessante. A escolha de encarar as decisões perante o prisma da sustentabilidade é um caminho difícil, mas é uma escolha individual antes de tudo. Eu tenho tentado fazer as minhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário