quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quem é um consumidor conciente?


Para quem não conhece, o Instituto Akatu (www.akatu.org.br) é uma instituição que foca na mudança de comportamento do consumidor para que se tornem consumidores conscientes. Para isso tentam sensibilizar e mobilizar as pessoas através de dois vetores: comunicação e educação. Aconselho a todos de visitar o site deles pois está repleto de informações e recursos fantásticos para ajudar a transformar pouco a pouco os nossos hábitos de consumo. Como eles, acredito que o consumidor é elo da cadeia em melhor posição para mudar os padrões da sociedade de consumo em que vivemos. Afinal de contas, mesmo sabendo que muitas empresas tentam nos enfiar produtos goela abaixo com grandes esforços de marketing e propaganda, a decisão final de compra/consumo está sempre nas nossas mãos, não é?

Então que tal pararmos com demagogias e tentarmos avaliar friamente se de fato somos consumidores conscientes? Eu fiz estes testes online e me dei conta que por mais que apregoasse o consumo consciente, havia muitas coisas simples que eu não aplicava – por preguiça, por desinteresse, seja qual for a razão.

Então vos convido a fazer dois testes sobre consumo consciente, e a partilhar os resultados aqui. Existem outros testes mas estes parecem-me um bom ponto de partida. O primeiro teste se encontra aqui e o segundo aqui. Para dar o exemplo aqui vão os meus resultados “consumidor iniciante”. Esse grupo representava em 2005 mais de metade da população brasileira (vou tentar encontrar resultados mais atualizados). E é interessante ver que o sul e o centro oeste são as regiões com melhores resultados. Alguém saberia me explicar porquê? No segundo teste marquei 32 pontos, o que corresponde a um nível médio/superior. Os resultados de um e outro teste me pareceu coerente com o meu papel de consumidor.

Façam o teste e partilhem aqui. Vamos ver se podemos gerar uma discussão interessante em torno do tema. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário